quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Encontrado papiro antigo com inscrição sobre a “esposa de Jesus”

quinta-feira, 20 de setembro de 2012
Encontrado papiro antigo com inscrição sobre a “esposa de Jesus”
 Um achado arqueológicode apenas alguns centímetros pode reviver o debate e insuflar polêmicas sobre a vida de Jesus e as teorias de ele ter sido casado.
O papiro foi encontrado pela historiadora eclesiástica da Universidade Harvard Karen King. O trecho escrito em copta (antigo idioma egípcio que usa caracteres gregos)  diz: “Então, Jesus disse a eles: eis a minha esposa”. O texto foi apelidado de “Evangelho da esposa de Jesus”.
Mas a tradição cristã contraria veementemente esta tese, que ganhou o mundo com o livro “O Código Da Vinci”, de Dan Brown.
“A tradição cristã sempre sustentou que Jesus não era casado, embora não exista evidência histórica para respaldar essa tese”, disse Karen durante uma palestra em Roma, nesta terça-feira (18).
O fragmento veio de um evangelho apócrifo e teria sido escrita no século IV, mas provavelmente é uma cópia de um texto anterior feito por volta de 150 d.C.
Karen porém já adiantou que a referência não constitui prova de que Jesus Cristo tinha uma esposa, segundo um trecho publicado no site da Harvard. Mas se o papiro realmente datar do século 2 d.C., ele indica que o questionamento sobre se Jesus era ou não celibatário é antigo: remonta ao 150 após a sua morte.
Segundo a Veja, o papiro estava em poder de um colecionador de artefatos históricos, que não foi identificado. A pesquisadora inicialmente desconfiou da autenticidade do documento mas renomados papirologistas e especialistas em copta confirmaram sua autenticidade.
A pessoa a quem pertence o papiro ofereceu doar o fragmento a Harvard se a universidade concordar em comprar parte de sua coleção. Segundo Karen King, a entidade educacional está considerando a possibilidade.
Por Jussara Teixeira para o  Gospel+

0 comentários:

Postar um comentário

 
Gospel Hoje ◄Design by Pastor Paulo