sábado, 18 de dezembro de 2010

Ana Paula Valadão participa das festividades de Final de Ano na Rede TV e canta o Hino Nacional Brasileiro

sábado, 18 de dezembro de 2010
Esses dias tenho cantado bastante o Hino Nacional, ensaiando para participar da festa de fim de ano da RedeTV. Depois da minha participação cantando “Esperança” no programa “Direito de Viver”, que levantou fundos para o Hospital de Câncer de Barretos, graciosamente feito por essa emissora de TV, fui convidada para cantar o nosso Hino em mais uma programação especial. Fiquei muito feliz, pois amo nossa nação, e vejo esta como mais uma oportunidade de abençoá-la diante de milhões e milhões de pessoas que possivelmente assistirão.
Ensaiando (para não fazer feio e não errar a letra! Orem por mim!), tenho me deliciado na poesia do nosso Hino. Já escutei algumas pessoas criticando o Hino e o julgando mal. Mas, se prestarmos atenção, sem preconceitos do nosso “evangeliquês”, perceberemos como é bonito, e até mesmo encontraremos bênçãos proclamadas sobre a nossa Terra na letra do nosso Hino Nacional Brasileiro.
Deixo com vocês informações sobre o Hino (pra quem não se lembra mais dos tempos de escola!) e algumas das minhas reflexões:
História e Informações
A letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.
Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos esportivos internacionais. 
Letra do Hino Nacional Brasileiro
I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE, (Sei que a Independência não foi bem assim… Mas agradeço a Deus por não sermos um país com histórico de muitas guerras. Somos uma nação diplomática e vejo isso como virtude. Mas, hoje em dia podemos ouvir sim, os “brados retumbantes” de um povo que “guerreia” pela libertação do país de todas as opressões. Afinal, entendemos que nossa luta não é contra “carne ou sangue, mas contra principados e potestades” Ef6. Em nossas Igrejas sabemos dar brados de vitória retumbantes!)
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA 
PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE! (Às vezes penso que não damos valor à Liberdade que temos em nosso país. Liberdade de expressão, religiosa, de ir e vir. Muitos cristãos são perseguidos, presos, martirizados no mundo. No Brasil precisamos valorizar e aproveitar a Liberdade que temos! Pregar o Evangelho em todos os lugares, e cultuar ao nosso Deus em alto* e bom som! *Não tão alto! rsrs)

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA, (Nosso preconceito “evangeliquês” nos faz “jogar fora” tudo o que soa católico romano, pois associamos o termo “idolatrada” ao uso das imagens de escultura pelos cristãos romanos. Vejo essa expressão no Hino nos falando do amor profundo à nação, de uma devoção à pátria. Não vejo problema algum em cantar isso, mesmo eu sendo uma cristã protestante. Sou patriota e profundamente comprometida com a minha nação.)
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE, (Amo a idéia de que um intenso sonho, um raio vívido de amor e de esperança desce à nossa Terra. Eu tenho sonhado intensamente, sonhos de amor e de esperança para o nosso Brasil. Jesus é o Sol da Justiça que raia e traz cura em suas asas Mal4:2; Deus é amor IJo4:8 e é o Deus de Esperança Rm15:13!)
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, (Que linda poesia de que nosso céu é risonho e límpido, claro, iluminado! Isso é verdade, pois em tantas nações o céu é sempre nublado, acinzentado, causa até de depressão. No Brasil temos um céu claro, azul, maravilhoso! Motivo de sermos um povo verdadeiramente risonho!)
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE. (Amo olhar para o céu estrelado. E no nosso hemisfério vemos o Cruzeiro do Sul! Linda lembrança da Cruz…)
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, (Somos um país de dimensões continentais! Muitas nações, como o próprio Estado de Israel, são menores que Sergipe! A extensão territorial brasileira é privilégio e desafio, para governar e administrar tanto recursos quanto necessidades.)
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA. (Amém e amém! Nosso futuro está refletido nesta grandeza territorial! “Eu é que sei que pensamentos tenho sobre vós, diz o Senhor. Pensamentos de paz e não de mal, para vos dar uma esperança e um FUTURO” Jer29:11)

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL, (O coração de Deus, desde o princípio, é para todas as nações. A Abraão prometeu: “Em ti serão benditas TODAS as famílias da Terra” Gn12:3. Em meu coração também arde um amor por todos os povos, mas existe um amor e um compromisso especial para com a minha própria nação. Minha Terra, que me deu cultura, costumes, idioma, identidade, família, amigos, lembranças… Por isso, canto orgulhosamente que “entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada!”)
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, (Já ouvi críticas a esta expressão. Mas, vejo que é uma poesia exaltando o fato de que nosso país é geograficamente grande, abençoado com clima, recursos naturais riquíssimos, como alguém que nasceu em “berço de ouro”, como um bebê que recebe uma herança graciosa sem ter feito algo para a merecer.)
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO! (Sim! O Brasil de 1700 brilhava como o “Novo Mundo” que estava sendo descoberto e explorado! E até hoje o Brasil brilha e encanta ao som do vasto mar do nosso enorme litoral, debaixo do nosso céu azul e profundo, como descreve o poeta. Somos como uma flor de ouro, o “florão” do Continente Americano!)
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
“NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,”
“NOSSA VIDA” NO TEU SEIO “MAIS AMORES”. (Em minha experiência morando fora do Brasil concordo com o poeta, porque apesar de admirar as belezas de outras Terras, meu coração sempre volta às lembranças e recordações da beleza natural brasileira. E não apenas isso, mas concordo que minha vida, em “seio brasileiro”, vive muito mais amores! Nada como as raízes, as conexões, a sensação de pertencimento que tenho no Brasil. É uma história de vida, de lembranças, de relacionamentos, que levaria muito tempo para reconstruir e estabelecer em qualquer outro lugar…)

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO, (Amo esta expressão do nosso Hino! Que o lábaro estrelado que temos, a bandeira cheia de estrelinhas que representam cada estado brasileiro, seja símbolo! Símbolo de prosperidade, de paz, de justiça. Que ao olharem nossa bandeira outras nações a admirem, associem à uma boa fama e um novo nome que a boca do Senhor dirá a nosso respeito Isa62)
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA (Gosto tanto da nossa bandeira…Lembro-me do tempo em que os brasileiros não vestiam verde e amarelo. O Senhor me pediu que usássemos as cores da bandeira nas nossas ministrações. Isso nos ajudou muito a internalizar esta devoção à causa de orar e crer no bem que Deus quer e está trazendo ao nosso Brasil! Um dos versículos que aprendemos e decoramos foi IICro7:14 “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e me buscar, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e SARAREI A SUA TERRA”.)
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA, (Quero ser esse filho que não foge à luta! Assim como muitos brasileiros eu poderia morar e viver para sempre em praticamente qualquer lugar do mundo. Mas, tenho o Brasil como um compromisso diante de Deus. Farei de tudo o que estiver ao meu alcance para abençoar e escrever uma nova História para o nosso Brasil. Isso me faz lembrar o Pr Ezequiel Teixeira, do RJ. Uma irmã de sua Igreja morreu por uma bala perdida que a atingiu na cabeça, ao sair de um culto em Irajá. Ainda assim, ele, que tem congregações que o receberiam em muitas partes do Brasil e outras nações, escolhe servir ali e crer na transformação do país.)
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE. (Para nós, cristãos, não deveria ser difícil entender os sacrifícios de renunciar a si mesmo em favor de uma causa. Em favor de um Brasil mais justo, mais risonho (como o próprio Hino o chama por duas vezes!), que estejamos dispostos a doar nossas próprias vidas!)

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, (O Brasil é país de recursos naturais quase inesgotáveis e de um povo forte, guerreiro, criativo, que não desiste de sorrir e de acreditar. Realmente entendo que nosso problema está na administração deste vastos recursos e na sua distribuição ao nosso povo tão batalhador! Minha oração se concentra em clamar a Deus por governantes capazes e honestos para servir ao povo, herdeiro das riquezas gentilmente cedidas por esta mãe maravilhosa, a nação brasileira)
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!


Fonte: Blog da Ana - Dinate do Trono

0 comentários:

Postar um comentário

 
Gospel Hoje ◄Design by Pastor Paulo