domingo, 30 de outubro de 2016

Cuidado não se iludam: O Que a Bíblia diz sobre Halloween

domingo, 30 de outubro de 2016 0

A tentativa de fazer com que o dia 31 de Outubro entre para o nosso calendário como “Dia das Bruxas” está, infelizmente, caminhando a passos largos. Ano após ano, escolas, clubes e outros grupos aproveitam a data para“comemorar” o Halloween utilizando-se de fantasias de bruxas, fantasmas e duendes, com abóboras e mamões transformados em caveiras...

Neste contexto, de um modo geral, surgem duas visões divergentes a este respeito: de um lado, há os que pregam veementemente contra esta comemoração, acusando-a de ser uma festa satânica, e de outro há os que acreditam se tratar de uma celebração inocente, sem nenhum mal. Como cristãos, acreditamos que nossa referência é a Palavra de Deus. Portanto, neste estudo vamos procurar estabelecer alguns princípios bíblicos para a viabilidade ou não das festas de Halloween.
        Um pouco de História: A comemoração do Halloween teve início na Irlanda, há mais de 3 mil anos, no chamado Samhain - festival da colheita dos celtas. Os Druidas (magos celtas) acreditavam que nessa noite a janela que separava o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e as almas dos mortos regressavam numa visita aos lares terrenos. Para manter esses espíritos contentes e afastar os maus espíritos de seus lares os celtas deixavam comida e doces na parte de fora de suas casas, e realizavam rituais com sacrifícios humanos.
        Significado espiritual: Em nossos dias, tanto no calendário pagão (movimento neo-pagão), como na bruxaria e no satanismo (adeptos da Igreja Mundial de Satanás), o Halloween é a data mais importante do ano. Rituais para invocação de espíritos, comunicação com os mortos, adivinhações, e até mesmo a adoração e evocação do próprio Satanás são realizados de maneira pródiga neste dia.
         Conseqüências: Embora muitos defendam o Halloween como uma festa folclórica da cultura norte-americana, e o comércio incentive a comemoração visando tirar proveito dela, não podemos fechar os olhos para as nefastas conseqüências que esta “comemoração” traz para as pessoas e para a nossa nação. Vamos enumerar algumas:
        1) Todos os valores enaltecidos nas festas de Halloween são contrários à boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas:
 
  • Morte è “Todos os que me aborrecem amam a morte.” (Provérbios 8:36)
  • Bruxaria e Feitiçaria è “Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria...” (Deuteronômio 18:10)
  • Comunicação com os mortos è “Não permitam que se ache alguém entre vocês que faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas” (Deuteronômio 18:11-12)
  • Ocultismo è “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.” (Efésios 5:11-12)

        2) Embora muitos participem de tais comemorações de maneira inocente e lúdica, sem o objetivo de adorar a Satanás, indiretamente estarão fazendo isso. Observe as palavras do próprio Jesus Cristo:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24);
 
        "Quem não é por mim é contra mim." (Mateus 12:30).

        3) A popularização de figuras como bruxas, feiticeiros, duendes, caveiras e espíritos malignos presentes no Halloween, faz com que, a médio e longo prazo, crianças e adultos, não só aceitem tais figuras e valores, mas as amem! É uma espécie de condicionamento através do qual, as pessoas passam a amar e a admirar os valores satânicos, tão abomináveis diante de Deus. "Aquilo que uma geração tolera, a próxima adota como estilo de vida normal". O contato constante com estes valores afeta nossa sensibilidade de tal maneira que, o que antes parecia feio e errado, nos pareça normal e aceitável. Assim, ao sermos coniventes com esta “festa”, estaremos condenando as próximas gerações a aceitarem como corretos e aprazíveis os componentes do Reino das Trevas:
 
“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20.

CONCLUSÃO:

         Embora nem todos tenham consciência disso, uma tremenda guerra espiritual está ocorrendo bem acima de nossas cabeças, e o Halloween é uma das estratégias do Diabo e suas Hostes espirituais para tentar enaltecer e popularizar as obras das trevas. Cabe a cada um de nós demonstrar verdadeiro repúdio a esta maldita celebração importada dos EUA. Como disse Eddy Andrade Pinos, diretor regional da Cultura no Equador há alguns anos atrás: "Nada temos que fazer com bruxas nem abóboras, tampouco enganar as crianças com contos de bruxas"... Também nenhuma escola pode obrigar seus alunos a participarem destas festas, uma vez que ultrapassam o campo cultural e acadêmico, e violam princípios cristãos. Por isso, por amor a Jesus, não tomem parte destas coisas!
 
“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor; vivam como filhos da luz e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” (Efesios 5:8, 10)

Autor: Márcia Rezende 
Via: www.estudosgospel.com.br

As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospelhoje

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Para sua meditação: As Estações da Vida

segunda-feira, 24 de outubro de 2016 0

Um homem morava no deserto e tinha quatro filhos ainda adolescentes.Querendo que seus filhos aprendessem a valiosa lição da não precipitação nos julgamentos, os enviou para uma terra onde tinha muitas árvores. Mas ele os enviou em diferentes épocas do ano.

O primeiro filho foi no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o mais novo foi no outono.Quando o último deles voltou, o pai os reuniu e pediu que relatassem o que tinham visto.O primeiro filho disse que as árvores eram feias, meio curvadas, sem nenhum atrativo.O segundo filho discordou e disse que na verdade as árvores eram muito verde e cheias de brotinhos, parecendo ter um bom futuro.O terceiro filho disse que eles estavam errados, porque elas estavam repletas de flores, com um aroma incrível e uma aparência maravilhosa!Já o mais novo discordou de todos e disse que as árvores estavam tão cheias de frutos que até se curvava com o peso, passando a imagem de algo cheio de vida e substância.Aquele pai então explicou aos seus filhos adolescentes que todos eles estavam certos.Na verdade eles viram as mesmas árvores em diferentes estações daquele mesmo ano.Ele disse que não se pode julgar uma árvore ou pessoas por apenas uma estação ou uma fase de sua vida.Ele explicou que a essência do que elas são, a alegria, o prazer, o amor, mas também as fases aparentemente ruins que vem daquela vida só podem ser medidas no final da jornada quando todas as estações forem concluídas.Se você desistir quando chegar o “inverno”, você vai perder as promessas da primavera, a beleza do verão e a plenitude do outono.Não permita que dor de apenas uma “estação” destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida por apenas uma fase.Persevere através dos caminhos dificultosos, e épocas melhores virão com certeza!Viva de forma simples, Ame generosamente, Se importe profundamente, Fale educadamente…E deixe o restante com Deus!A felicidade mantém você doce…. Dores mantém você humano… Quedas te mantém humilde… Sucesso te mantém brilhando… Provações te mantém forte.Mas somente Deus te mantém prosseguindo.


Fonte: Jaqueline Alves – http://kellikitzmann7.blogspot.com.br/p/ensinamentos.html

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Para sua meditação: Braço Forte

segunda-feira, 17 de outubro de 2016 0

“Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e alta está a tua destra.” (Salmo 89.13)
Nós estamos implorando a Deus, humilde e fervorosamente para que venham sobre nós épocas de avivamento. É bom para nós lembrarmos da fonte de onde toda a força procede. Um genuíno avivamento jamais pode surgir a partir da carne. “O que é nascido da carne é carne”. A emoção humana no seu maior zelo não pode produzir a verdadeira conversão das almas. Aqui somos ensinados quanto à lição, “não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito.” Um verdadeiro avivamento sempre está apoiado na Graça divina e não na emoção humana. “O nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.”
É bom estar constantemente convencido disso. Temos de ter o braço de Deus lançado para o trabalho ou então nada será feito que possa suportar as provas solenes do último grande dia.
Madeira, feno e palha podemos construir sozinhos, mas ouro, prata e pedras preciosas são da tesouraria do Rei. “Sem mim nada podeis fazer”, foi a palavra do Salvador a Seus Apóstolos escolhidos! Quanto mais isto se aplica a nós que somos “menos do que o mínimo de todos os santos”.
Será em vão suas santas assembleias! Em vão os seus desejos sinceros! Em vão seus clamores apaixonados! Em vão seus esforços de mil e uma formas! A menos que o próprio Deus esteja um passo à frente do esconderijo de Seu poder e opere a Sua própria obra gloriosa, nada de bom pode advir de tudo o mais.
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.”
Tendo lembrado a nós mesmos, queridos amigos, que os nossos grandes feitos repousam na força do Deus de Jacó, é muito reconfortante percebermos quão grande é essa força. Existe apenas um braço para nós para descansarmos, mas é uma abençoada segurança – está escrito: “Tu tens um braço poderoso.”
O poder de Deus é como Ele mesmo – autoexistente e autosustentado. O poder na criatura é como a água na cisterna. O poder no Criador é como água na fonte. A criatura é a lua que brilha com luz refletida – o Criador é o Sol, cuja luz é derivada de uma fonte dentro de si mesmo.
Ele próprio é a grande fonte central e originador de todo o poder. Nós devemos vir, então, ao escabelo de Seus pés, sentindo que tudo deve vir Dele.
Nada temos que trazer, senão a nossa fraqueza, e o senso de necessidade, e vir a Ele clamando: “Ó Deus, tu és todo-suficiente. Não necessitas de nós, nem podemos contribuir com nada para contigo. Agora deixe Sua capacidade fluir em nós e cinja a cada um de nós, pobres fracos que somos, com Seu poder!”
No próximo lugar, o poder de Deus é abrangente, incluindo todo o poder que reside em todas as criaturas no Universo. “Deus falou uma vez. Duas vezes tenho ouvido isto, que o poder pertence a Deus.” Quando as rodas de uma máquina giram há energia em cada roda dentada. Mas todo esse poder estava originalmente no motor. Assim que no Senhor, “vivemos, nos movemos, e existimos.”
Seja qual for o poder que possa haver na mais poderosa das criaturas de Deus é ainda inerente ao próprio Deus.
Assim, meus irmãos, o Senhor terá o prazer de ensinar alguns de vocês como orar e outros como exortar.
O poder de Deus, em terceiro lugar, é imutável.
O que quer que Ele tenha feito no passado Ele é capaz de repetir agora. Seu braço nunca aumenta em força – senão como poderia ser Todo-Poderoso? Ele nunca diminui – senão como poderíamos concebê-lo como sendo de Deus Todo-Suficiente?
Falamos de mudança das épocas, mas não devemos pensar em um Deus mudando!
Nosso Deus não é o Deus somente do passado, mas do presente.
Deixe isto então encorajar-nos em nossas fervorosas súplicas para que Ele faça para nós as maravilhas que Ele operou para a Igreja Primitiva.
Cabe-nos lembrar, também, que o poder de Deus está na plenitude de ser perfeitamente irresistível. Admitimos que quando Deus coloca para fora, senão um pouco da Sua força, ninguém pode deter a Sua Onipotência.
Corações orgulhosos são humilhados, corações duros são quebrados, o ferro e a rocha são derretidos quando o Senhor está operando.
Deus fará Sua boa vontade e, em resposta às suas orações, ele vai enviar a bênção! Seu poder é irresistível! Lance mão dele e prevaleça.
Este poder, não posso me esquecer de dizer, é infinito. O poder na criatura deve ter um limite porque a criatura em si é finita. Mas o poder no Criador não tem nem medida nem limite. Estou certo, amados, que nós tratamos nosso Deus muitas vezes como se Ele fosse como nós mesmos. Sentamo-nos depois de alguma derrota ou decepção, e dizemos que nunca vamos tentar novamente – porque supomos que o trabalho será impossível. Mas há alguma coisa difícil para o Senhor? Por que então limitar o Santo de Israel? Deus não é homem para falhar, nem o filho do homem para que sofra uma derrota.
Cristão, o poder que habita em Jeová pertence a você!
“Ao que crê todas as coisas são possíveis.”
Olhe para trás com solene reverência sobre as obras de Deus na derrubada do pecado. Veja toda a terra inundada com inundações destrutivas. “Tu tens um braço poderoso, ó Deus.”
Mais uma vez, o poder de Deus é manifesto, queridos amigos, para nossa alegria em obras de sustentação, bem como de criação. O poder de Deus foi visto, tenho certeza, não somente em sustentar o mundo, mas em preservar Sua Igreja no mundo todos estes anos.
O poderoso braço de Deus foi notável em apoiar a Sua Igreja em anos passados; como o Senhor tem feito nestes dias presentes. Tenhamos, então, bom ânimo. Por que Deus não deveria abençoar e socorrer Sua amada Igreja agora? Por que Ele não o faria nestes dias um belo palácio para Si mesmo para morar? Porque para a edificação da sua Igreja novos convertidos são necessários.
Mas, amados, a manifestação mais marcante do poder divino é encontrada nas obras de redenção. Típico disto foi a grande obra redentora no Mar Vermelho, e, portanto, a música de Moisés é juntada ao cântico do Cordeiro. Pensem, queridos amigos, do poderoso braço de Deus em trabalhar os meios de nossa salvação. Isso não foi um trabalho fácil que Jesus empreendeu.
Cristo vai limpá-lo. Ele está lhe livrando! Ele vai lhe limpar por meio da Sua morte! Ele tomou as coisas vis e as desprezadas para transformá-las por meio do Seu poder! E então nós dizemos, “tu tens um braço poderoso” para fazer tais maravilhas por coisas insignificantes.
Citações de um sermão de Charles Haddon Spurgeon, traduzidas e adaptadas pelo Pr Silvio Dutra.
As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Gosoel+ e Gospelhoje

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Para sua meditação: As três orações de Paulo

terça-feira, 11 de outubro de 2016 0
As três orações de Paulo
As três orações de Paulo
“Quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Co 12.10).
Não sabemos, detalhadamente, o texto das três orações do apóstolo Paulo registradas em 2 Coríntios 12.8. Tampouco sabemos precisamente o que era o “espinho na carne”. Todavia, Paulo afirma o real motivo: uma petição para que Deus tirasse da sua vida o problema que lhe afligia constantemente. Mas podemos dizer que, sem dúvida, essas orações têm muito a nos ensinar.
As três orações de Paulo evidenciam a dependência humana. Apesar do grande poder com que Deus operava através da vida dele (At 19.11-12), nem sempre ele podia contar com a boa vontade do Senhor em retirar de sua vida o que lhe desagrava. Um “espinho” na carne não era nada bom, ainda mais permanecendo encravado, produzindo ininterruptamente desconforto. Esta era a situação do apóstolo. Ele deveria sempre aprender a depender de quem o havia criado: “nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (At 17.28).
Paulo, por meio de suas orações, ensina-nos a perseverar. Paulo poderia ter orado uma vez e desistido. Mas não foi o que aconteceu. Ele perseverou, insistiu, até que Deus lhe deu uma resposta, ainda que não tenha sido a que ele aguardava. Parafraseando, Deus disse-lhe: “Não vou tirar o espinho que está em você!”.
As orações do apóstolo deixam transparecer a verdade de que Deus é maior do que nós. Ele é que está no comando. Deus está no Céu, “assentado sobre um alto e sublime trono” (Is 6.1). Nós não mandamos nEle: “Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fl 2.13). Nós apenas podemos pedir; não ordenar.
Podemos definir as três orações de Paulo como um processo necessário através do qual Deus quis lhe revestir cada vez mais de poder do Alto. O resultado dessas orações foi tremendo! Trouxe esclarecimento teológico para o apóstolo, bem como lhe permitiu sentir “prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo” (2 Co 12.10).
O espinho na carne impulsionava Paulo a fazer orações fervorosas e humildes. Orações estás destituídas do próprio “eu”, mas embebidas de Cristo. Orações poderosas, com a finalidade de compreender o porquê de certas situações desagradáveis. Preces que levaram o apóstolo a compreender que, mesmo fraco, era, na verdade, forte (2 Co 12.10).
Por João Paulo Souza (Membro das Assembleias de Deus em Pernambuco. Possui licenciatura plena em Pedagogia e, atualmente, cursa pós-graduação em Coordenação Pedagógica.)
As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Gosoel Prime e Gospelhoje

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Para sua meditação: Verdadeiro Arrependimento

terça-feira, 4 de outubro de 2016 0

Se o arrependimento não produz em vocês um nó na garganta, uma dor no peito, lágrimas e gemidos aos pés da Cruz; vocês não entenderam nem experimentaram o Poder do Evangelho. Pensem nisso.Não adianta confessar o pecado; vocês precisam sentir a dor e o gosto das suas ofensas contra Deus, abandonarem a iniquidade e produzirem frutos próprios de alguém que realmente experimentou o arrependimento e então a Salvação.

Conversão não é uma mera expressão, é mudança total de vida. É metanoia, mudança de mente e de atitude!  "Portanto,por causa da grande misericórdia divina, se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo,dedicado ao seu serviço e agradável a Ele.
Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é,aquilo que é bom,perfeito e agradável a Ele". "..Por isso,ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus.Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram,e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus.
Cristo é a verdadeira vida de vocês,e,quando Ele aparecer,vocês aparecerão com Ele e tomarão parte na Sua glória.

Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos,e vocês viviam de acordo com eles.Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente.Não mintam uns para os outros,pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza.Essa natureza é a nova pessoa que Deus,o Seu criador,está sempre renovando para que ela se torne parecida com Ele,a fim de fazer com que vocês O conheçam completamente..

Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem DEle. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros,caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa.Assim como o Senhor perdoou vocês,perdoem uns aos outros. E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza,viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria.

Cantem salmos,hinos e canções espirituais;louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio DEle agradeçam a Deus, o Pai."(Rm.12:1-2;Cl.3:1-10,12-17)

Pr. Paulo Ferreira

As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospelhoje
 
Gospel Hoje ◄Design by Pastor Paulo