sábado, 19 de fevereiro de 2011

Contra samba-enredos, festas e carnaval, Igrejas Evangélicas contra-atacam com retiros, acampamentos e muita oração

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Contra samba-enredos, festas e carnaval, Igrejas Evangélicas contra-atacam com retiros, acampamentos e muita oração

Pular Carnaval? Prefiro louvar a Deus!


Enquanto o “mundo” se prepara para a grande festa secular do Brasil, as igrejas evangélicas se organizam para dedicar os quatro dias do feriado a um momento de grande espiritualização e adoração a Deus. Milhares de jovens vão na contramão daquilo que se espera que eles façam no Carnaval e se unem em encontros cristãos, com direito a pregação, louvor e muita oração.
E porque diversão não é pecado, os cada vez mais populares acampamentos evangélicos de Carnaval reservam espaço na agenda para várias brincadeiras, atividades esportivas, shows, passeios e mergulhos na piscina, para afastar o calor. A Igreja Renascer em Cristo é uma das denominações que, todos os anos, organiza um retiro para os jovens do ministério. Este ano, a Fazenda Renascer, localizada em Mairinque, a 66 km de São Paulo, abre as portas para dar as boas-vindas a centenas de jovens que escolheram dedicar os dias do feriado à partilha de experiências e emoções de como é viver no amor em Cristo. Em 2010, mais de 2,1 mil pessoas vindas de todas as partes do país participaram do acampamento. Este ano, a expectativa é que o número de participantes se mantenha. As inscrições já estão abertas, custam R$ 200 por pessoa e podem ser feitas em qualquer igreja Renascer.
O Ministério Jovens Fortes, da Assembleia de Deus Bom Retiro (ADBR), em São Paulo, também já está a todo vapor na organização de mais uma edição do acampamento. Com o nome “Impactando Gerações”, os jovens da igreja se reunirão no Recanto Shalom, em Bom Jesus dos Perdões, em São Paulo. Tal como acontece na Renascer, a ADBR promoverá quatro dias de união espiritual, mas sempre com espaço para muita diversão.
Várias outras igrejas seguem a mesma ideia e promovem acampamentos durante o feriado de Carnaval, tudo como parte da estratégia de evangelização em uma festa tão tradicional e popular entre os não crentes. Vários jovens levam convidados para os acampamentos e muitas pessoas têm sido edificadas pela pregação da Palavra e atuação do Espírito Santo nos acampamentos das igrejas.

Samba-enredo gospel?

Muitos evangélicos optam ainda por evangelizar os foliões diretamente nas festas carnavalescas. E até as escolas de samba estão se rendendo aos temas gospel nos seus sambas-enredos. Exemplo disso é a Escola de Samba Pérola Negra, da Vila Madalena, em São Paulo, que, para este ano, adotou o tema “Abraão – o Patriarca da Fé” para o seu desfile. No site oficial da escola, o carnavalesco André Machado justifica a escolha do tema. “Frente ao caos urbano, turbinado pelo crescimento populacional descontrolado, pelas trágicas reações climáticas e, principalmente, pela banalização da violência, o homem tem travado uma batalha conceitual sobre os seus valores religiosos, dificultando a sua renovação da fé e esperança e, sobretudo, questionando a existência de Deus”, escreveu, acrescentando que, ao escolher falar sobre Abraão, a escola pretende mostrar a importância de buscar algo divino, se fazendo valer na frase de Rabi Nahman de Bratslav: “Deus se esconde a fim de que o homem o procure”.
Ao longo da música, os carnavalescos cantam versos como “Levanto as mãos pro céu/E agradeço ao Criador” e “O seu legado ficará perpetuado/Num mundo de amor, num só coração/A Vila Madalena canta em oração”.
  











Fonte: exibirgospel

0 comentários:

Postar um comentário

 
Gospel Hoje ◄Design by Pastor Paulo